Um passeio pelo historia: Evolução dos trajes de banho



Ai,Ai! O verão, finalmente chegou. Como é bom sentir o sol na pele, sentir esse calorzinho aconchegante ( ou nem tanto), poder colocar aquela roupa bem levinha, poder usar aquele shortinho.E o melhor, colocar um biquine, ir a praia e pegar aquele bonze.
Mas você sabe como surgiram os trajes de banho?Eu também não sabia, mas como uma boa curiosa, tratei de pesquisar e saber um pouquinho sobre a história dos trajes de banho, e eu gostei tanto que resolvi compartilhar com vocês.
Se engana quem pensa que os trajes de banho surgiram do tamanho que são hoje. Logo no inicio, quando eles “nasceram”  ,no século XIX,eram compostos por uma espécie de macacão. Compostos por uma espécie de calçolas e uma blusa um pouco mais cavada.
Sexy, não?


Foi no século XX que os trajes de banho começaram encurtar.Nos anos 20 surgiu o primeiro maio, bem mais compostos do estamos acostumados, ele foi um choque para a época, pois deixava as pernas amostras.
Na década de 30, começaram a surgir trajes de duas peças, tendo a parte inferior cobrindo o umbigo e parte das pernas.
O biquini em si só foi inventado em 1946 por Louis Réard. A editora de moda Diana Vreeland disse que o biquini”é a invenção mais importante deste século( XX ), depois da bomba atômica”,ela nunca esteve tão certa, uma vez o criação do biquini caiu como um verdadeira bomba para a sociedade conservadora da época.
Engana-se quem pensa que o biquini fez um sucesso estrondoso  assim que surgiu, muitos achavam o traje vulgar e desrespeitador, tanto que nenhuma modelo queria usa-lo para sua divulgação.Foi a striper e dançarina Micheline Bernardini, a primeira mulher a usar o biquini,ela foi a única que aceitou fazer a divulgação desse traje tão revelador para os padrões da época.
Foi na década de 50 que o biquini começou a se tornar popular, graças as icônicas atrizes americanas de cinema  da época.
Aqui, no Brasil, o biquini começou a ser no fim dos anos 50.Inicialmente pelas bailarinas ( leia-se vedetes) e depois pelas mulheres mais ousadas e corajosas da época.
Apesar de toda essa evolução e tudo mais, os biquini ainda eram muito pesados, foi em 1959 que as coisas começaram a melhorar. Com a invenção da lycra os trajes de banho passaram a ser mais leves e a secar mais rápido.
Na década de 70 o Brasil da o primeiro passo para o “império” dos biquinis. Foi nessa época que se inventou um biquini ainda menor,  famosa tanga.Nos anos 80 outros modelos foram surgindo, como o enroladinho,o de lacinho nas  laterais e o famoso asa delta, e o sutiã cortininha( meu favorito ).Mas quando acreditava-se que o biquini não poderia ficar menor, surgiu o fio-dental, um dos queridinhos das brasileiras.
Depois de toda essa historinha fica a duvida, porque o nome biquini?O biquini tem esse nome porque foi inspirado numa ilha chamada bikini,onde ,segundo minhas fontes de pesquisa, foi usada como local de teste das bombas nucleares.






Espero que tenham gostado.
P.S!Não sou formada em historia, todas as informações deste post, vem de pesquisas feitas na internet e livros.

Referências: Google
Imagens: Google


Beijo e sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário